segunda-feira, 10 de outubro de 2011

O bom e velho "porteiro" ainda resiste

Por Gleison Flávio

Gatekeeping
é uma expressão inglesa que, no mundo jornalístico, designa edição. Assim, o gatekeeper é aquele que decide o que será veiculado, segundo critérios editoriais, como valor-notícia, linha editorial, dentre outros. O gatekeeper é, por assim dizer, o "porteiro" de uma redação, aquele profissional que "filtra" todo o conteúdo de notícias disponível na redação.

Com a crescente prática do jornalismo colaborativo, a figura do gatekeeper tem sofrido alguma alteração em seu modo de trabalhar a notícia, - agora menos centralizada - visto que o leque de fontes para a obtenção do material a ser veiculado teve um substancial crescimento, justamente pelo fato de o leitor ter abandonado a sua posição passiva, e passando a interagir diretamente com os meios de comunicação. No entanto, a importância desse personagem na construção da notícia ainda é muito relevante.

Geraldo Justiniano, diretor e editor do jornal OPINIÃO, em circulação desde 1.967 na
cidade de Caeté/MG, nos dá uma breve esplanação (assista ao vídeo abaixo) sobre como o gatekeeper atua em um jornal interiorano e o que mudou com este novo modelo colaborativo de se construir a notícia.


Video: Gleison Flávio

VOLTAR