segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Festival de Arte Digital - 5° edição






A quinta edição do festival de arte digital – FAD, aconteceu em Belo Horizonte durante todo o mês de setembro, trazendo algumas inovaçõs através de exposições, oficinas e apresentações de artistas conceituados, com a proposta de contribuir para a discussão e criação de novos formatos audiovisuais.
O tema central do festival nesta edição foi a Cinética, portanto o era a base de todas as obras, distribuidas entre vinte e uma produções. Além de artistas nacionais, o festival contou com a presença de artistas de diversas nacionalidades, tais como: França, Alemanha, Estados Unidos e Portugal.
Dessa forma, os trabalhos realizados por esses artistas, envocam uma postura reflexiva no público em relação às transformações dos processos midiáticos, prporcionando a troca de informações entre os produtores, diretores e técnicos audiovisuais do Brasil e do mundo.
O Festival – FAD, criado em 2007, amplia a agenda nacional de eventos que contemplam a fusão de arte e tecnologia, criando-se assim uma nova arte, exibida em Belo Horizonte, no Brasil e no mundo. O objetivo deste Festival é despertar o interesse para novos projetos, ousados e consistentes.  

Os resultados obtidos pelo FAD na área da arte digital são significativos, incrementando sobremaneira o número de trabalhos experimentais gerados a partir da tecnologia digital cumpre o papel de gerador de programas de conteúdos culturais diversos, estimula e promove o acesso da população a essa nova tendência artistica, onde ela tem a possibilidade de conhecer novos talentos desse novo viés da arte.. O FAD constitui-se, enfim, num dos mais importantes canais de divulgação da arte digital.



Sismus - de Felipe Norkus. Sistema de retroalimentação de trocas entre som e imagem.

ADA - de Karina Smigla-Bobinski (Alemanha), um globo preenchido com gás hélio.


CONCERTO PARA O ERRO - Renato Negrão (Brasil-MG), relações entre poemas, imagens e texturas sonoras.

Nenhum comentário: