quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Construção da notícia - Portal de Notícias

Por Guilherme Scarpellini

Em um portal virtual de notícias, a construção da matéria ou notícia se dá de uma forma bem particular em relação aos demais veículos. Isso se deve principalmente, pela rapidez e instantaneidade em que as matérias devem ser publicadas - quase em tempo real com o acontecimento do fato.

O fator instantaneidade é o fundamento de um portal de notícias. Dessa maneira é necessário que o profissional saiba lidar com agilidade durante o processo de construção da notícia, assim como a dinâmica que se estabelece dentro de um portal.

Muitas vezes não há divisões de funções no local de trabalho, como há em outros veículos, por exemplo, no jornal impresso. Aquele profissional que estabelece uma pauta, por muitas vezes deve também apurar a notícia, ou então entrevistar, fotografar e, por fim, publicar.

Outro aspecto importante, é que no portal de notícias não há um editor-chefe. Ou seja, a matéria final não passa por uma revisão ou modificação por outro profissional. A pessoa quem fez a matéria é a mesma que vai revisá-la e finalmente publicá-la. Dessa forma, poupa-se tempo; devido a esse fato, infelizmente deparamos com frequentes erros até nos portais de notícias mais renomados como o G1 do Globo. Erros estes, os quais são rapidamente corrigidos.

O leitor de um portal sente a necessidade de se informar daquelas notícias que acabaram de acontecer; é isso que difere esse veículo dos demais. Portanto é comum uma notícia ir sendo publicada e corrigida aos poucos, pois o portal de notícias deve ser o primeiro veículo a relatar um fato, mesmo quando não há tempo suficiente para apurar de maneira mais detalhada.

Nenhum comentário: